Na perspectiva de promover o bem estar social, autonomia individual e financeira, foi que a Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Bertioga, trouxe a proposta do Projeto Fortalecendo a Família e Empregabilidade, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) regulamentado pela Tipificação Nacional
de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009. Tem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
E foi com esse objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e autonomia dos usuários do serviço, desde a gestação até o desenvolvimento de adolescentes, jovens e adultos que a Associação promoveu através das Oficinas e dos Grupos de Orientação a potencialização e qualificação das ações em grupos. Estimulando a criatividade, fortalecendo a participação e a tomada de decisão e prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.
Iniciamos as Rodas de Conversa com as famílias, em dois períodos na primeira e segunda quinzena, para informar sobre as atividades e discutir temas importantes. Abordamos a síndrome da tensão pré-menstrual (STPM), que afeta mulheres em idade reprodutiva, causando alterações físicas, psíquicas e sociais, impactando relacionamentos e produtividade.
Em novembro, com 39 participantes, discutimos o excesso de uso das redes sociais por crianças e adolescentes, que pode levar à ansiedade, depressão, problemas de sono, falta de concentração e dificuldades de aprendizagem.Após as rodas de conversa, realizamos atendimentos individuais com escuta ativa e orientação, oferecendo suporte às participantes.
O curso de design de sobrancelhas tem como objetivo ensinar a desenhar e modelar sobrancelhas, realçando o olhar e harmonizando os traços do rosto. Além da técnica, a iniciativa fortaleceu vínculos familiares e comunitários, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo.
Ao empoderar as participantes com novas habilidades, o curso não apenas ampliou suas oportunidades no mercado, mas também contribuiu para a geração de renda e o fortalecimento do empreendedorismo pessoal e comunitário.
O curso de informática teve como objetivo capacitar os alunos e alunas a utilizar a tecnologia para tratar informações e estabelecer canais de comunicação. Durante as aulas, os participantes aprenderam a ligar e desligar o computador, usar o mouse, desenvolver habilidades no teclado, salvar documentos na área de trabalho e realizar pesquisas no Google.
Durante o curso básico de Informática, as alunas concluíram um curso na Fundação Bradesco e receberam o certificado. Isso foi de grande relevância porque elas desconheciam essa plataforma e puderam aprender o passo- a -passo para realizarem cursos online.
O curso de panificação ensinará o uso de equipamentos e utensílios para o preparo de massas, recheios, pães simples e recheados, e muitas variedades na linha de panificação, doces e salgados. O aluno terá acesso a diversas técnicas de produção, manuseio de ingredientes e modos de preparo, nos intervalos, rodas de conversa, com temas sobre disciplinas de gestão e administração ou empreendedorismo.
Fortaleceu vínculos comunitários, Capacitando (as) (os) participantes na produção de pães de diversa variedades, salgados e doces. Despertando o interesse dos mesmos a produzirem para consumo da família e como profissão. Promovendo a integração na comunidade.
A oficina de crochê teve como objetivo ensinar os pontos básicos da técnica e a criação de diversas peças. Durante as aulas, os participantes aprenderam sobre os principais pontos do crochê, a escolha adequada de agulhas e linhas, além da confecção de tapetes, caminhos de mesa, barrinha, cropped, bolsas, turbantes e muito mais.
A iniciativa fortaleceu os vínculos familiares e comunitários, empoderando as participantes com novas habilidades. Além disso, contribuiu para a geração de renda das famílias e incentivou o empreendedorismo pessoal e comunitário.
O curso de tranças nagô teve como objetivo ensinar técnicas de tranças afro-brasileiras, valorizando sua cultura e história. Durante as aulas, foram abordados temas como a origem das tranças nagô, os tipos de cabelos que podem utilizá-las, diferentes estilos de tranças, manutenção, acessórios, cuidados e preparação do cabelo para trançar.
A iniciativa fortaleceu os vínculos familiares e comunitários, pois, na maioria das vezes, as modelos das alunas eram suas próprias filhas ou colegas do curso. Além de proporcionar aprendizado, o curso contribuiu para a geração de renda das famílias e incentivou o empreendedorismo pessoal e comunitário.
O objetivo do curso de confeitaria é formar profissionais que sejam capazes de elaborar e servir produtos no ramo da confeitaria. Ensinar técnicas de preparo, recheios, coberturas de bolos, tortas, bombons, biscoitos. Saber utilizar os equipamentos necessários e aplicar as boas práticas de manipulação de alimentos. Fortaleceu vínculos familiares e empoderou as participantes com habilidades no manuseio das massas e na produção de bolos. Contribuiu na geração de renda das famílias e no empreendedorismo pessoal e comunitário.
Empoderou as (os) participantes com habilidades no manuseio das massas e na produção de bolos. Contribuiu na geração de renda das famílias e no empreendedorismo pessoal e comunitário.
Essa oficina surgiu através das doações que recebemos do Mesa Brasil- Sesc. São doações de frutas, legumes e verduras.
A proposta surgiu a partir da realidade enfrentada por muitas famílias, que recebiam frutas, legumes e verduras já machucados ou maduros demais.
Algumas questionavam a qualidade e a condição desses alimentos, com a oficina de aproveitamento de alimentos integrais, aprenderam a valorizar e aproveitar melhor os alimentos doados, incluindo as cascas, sementes, folhas, caule e polpa. Produzindo pratos doces e salgados, sendo tudo aproveitado.
O curso de design de sobrancelhas teve como objetivo ensinar a desenhar e modelar sobrancelhas, valorizando o olhar e a harmonia do rosto. Com duração de 6 meses, foi realizado em 4 turmas trimestrais, nos períodos da manhã e tarde, com aulas práticas e dinâmicas que conectaram as alunas às renovações da área.
A iniciativa fortaleceu os vínculos familiares e comunitários, empoderando as participantes com novas habilidades. Além disso, contribuiu para a geração de renda das famílias e incentivou o empreendedorismo pessoal e comunitário.